27 janeiro 2013

Resenha: Morte Súbita



Trazendo agora a resenha do primeiro livro que li esse ano, um livro que tornou um queridinho da minha estante, escrito por uma escritora maravilhosa, minha inspiração, meu orgulho.
Bem, a internet não está contribuindo muito, então, se tiver alguma coisa errada, depois eu edito o post.

Morte Súbita
J.K. Rowling
Editora: Nova Fronteira
Tradução: Izabel Aleixo e Maria Helena Rouanet

“Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?”

Antes de tudo eu tenho que falar, se você é fã de Harry Potter e acha que vai encontrar nesse livro algo relacionado aos outros livros da autora, ou espera encontrar alguma mágica, ou qualquer relação a HP, desista. Mas pensando bem, não desista, só não espere por isso, pois não é uma coisa que irá encontrar, de verdade. Não desista porque o livro é muito bom, e merece a sua chance.  

Assim que fiquei sabendo do livro eu já fiquei louca, acompanhei as notícias, os lançamentos, cheguei até a comprar a versão em inglês (por um preço bem em conta, até), mas li apenas as primeiras páginas, pois não tenho o costume de ler livros em outra língua e acho muito enjoativo ler fases sem abreviações (tipo, “You are my friend”, e não “You’re my friend”). No natal minha mãe me deu o livro em português, mas ainda estava lendo outro, assim que acabei eu peguei pra ler. 

O livro tem 501 páginas, e eu sou meio lerda para ler livros (maioria das vezes porque eu fico com dó de acabar muito rápido a história, mesmo morrendo de curiosidade para saber o que vem por ai). Ele é dividido por partes, e cada parte é dividida por capítulos. Como em seus outros livros, a narrativa de J.K. é muito boa, tranquila de acompanhar e bem cheia de detalhes, sem cansar. 

Gostei muito da história, principalmente por ter crescido em uma cidade pequena, cercada por fofocas, então eu consegui identificar cada personagem e acompanhar muito bem a realidade que eu vivi com o livro. 

A história roda em torno da morte de Barry Fairbrother, mas não possui um personagem principal. Você é apresentado a várias famílias da cidade que tem algum tipo de relação a Barry e ao conselho.

Mesmo não me identificado em nada com a história de Krystal Weedon, desde a primeira vez que ela foi citada no livro, eu já senti um carinho especial. Ela e Andrew Price são de longe meus personagens favoritos. 

Rola muita fofoca, muitas brigas, muitos amores e loucuras. O livro é muito real, mostra bem a realidade de muitas famílias, as perdas, casamentos mal resolvidos, problemas na escola, problemas com drogas, e eu acho que isso é o ponto alto que Morte Súbita tem a oferecer.

O final me chocou muito, não esperava o que aconteceu, e eu ainda estou em choque! Forte e emocionante, ainda não sei como descrever!

Não se influencie por qualquer comentário, dê uma chance ao livro, e tire suas próprias conclusões. J.K. é de verdade uma grande autora, e de novo ela conseguiu me provar isso.

"Mas quem pode suportar que algumas estrelas já morreram, pensou ela, piscando os olhos para o céu; quem pode suportar saber que todas elas já morreram?"


Livro no skoob: Morte Súbita
Nota:


14 comentários:

  1. Oi Claris! Acho besteira comparar os livros da J.K, por que ela fez justamente para ser diferente. Tem algumas pessoas que implicam com esse novo lançamento dela!
    Adoro livros no gênero, e Morte Súbita parece maravilhoso!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá, Claris! Tudo bem?
    Fiquei com muita vontade de ler o livro após a sua resenha! Tenho certeza de que irei amar a trama! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem resenhas tão váriadas! Uns amam outros odeiam e eu não quero odiar nenhum livro da J.K. Então eu vou ler esse livro e espero, assim como você gostar :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo lendo esse livro, adorando e eu aqui, chupando dedo, haha.
    Sou curiosa para ler porque todos falam que a escrita dela está muito diferente de HP, que amadureceu bastante.

    Espero gostar tanto quanto você. :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Claris!

    Adorei a resenha, já estou com o meu Morte Súbita aqui na estante esperando para ser lido. Espero gostar tanto quanto você (:

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu quero saber o que aconteceu neste final que deixou você tão chocada. Gostei de saber que os personagens são bem reais, ajuda muito no envolvimento do leitor.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Já li resenhas positivas, resenhas negativas, mas vou seguir o seu conselho e dar uma chance ao livro.
    Espero poder ler logo.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler!!!
    Ao contrário de muitas pessoas, eu gostei da capa do livro, achei muito bonita.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito da capa, uma das minhas preferidas do ano!
      Só achei a versão brasileira bem fraquinha na qualidade, claro, depois que comparei com a versão original...

      Excluir
  9. Oi Claris, obrigada pela visita no meu blog :)

    Flor, até hj eu nao li HP ;~ Nao é meu genero preferido, apesar de achar que realmente deve ser uma série e tanto, mas tenho curiosidade de ler esse novo sim.
    E apesar de outros comentarios contrários ao seu (vi mta gente que nao gostou) eu pretendo dar uma chance a ele sim

    Beijão
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  10. Oi, Claris!
    Também ganhei esse livro de Natal e ele tá na minha longa lista de livros para ler haha Estou pensando seriamente em passá-lo na frente de alguns.
    Foi bom você dizer pra não esperar nada de HP, porque muita gente está falando mal do livro por causa disso - oi, se tivesse a ver com HP, se chamaria Harry Potter e a Morte Súbita, né? haha
    A JK é uma ótima escritora e tenho certeza que ela não decepcionará os fãs nesse livro :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, adorei seu blog, estou seguindo. Realmente tá aí um livro que gerou polêmica, uns por esperarem demais da autora, outros por acharem a capa feia, outro por achar o gênero nada haver com ela. foram tantas coisas! rs
    Adorei sua resenha.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Mais uma resenha positiva. Estas estão ficando frequentes. Gosto disso. Antes eram só críticas negativas, rs.
    Pretendo conhecer o livro logo. Vamos ver o que acho :)
    Espero gostar!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir