23 novembro 2012

Resenha: Minha vida na França



Estive sumida do blog porque consegui ficar doente bem no final do semestre. Mil provas, mil trabalhos e mil remédios, complicou! Vou postar uma resenha hoje e tentar responder todos os comentários durante o final de semana.


Antes de tudo tenho que falar que esse sim foi um grande achado, se não tiver sido o maior e melhor!
A Bienal de BH é bem pequena, as editoras não fazem estandes (só as de livros para determinada área, como direito, psicologia, etc), então era como um mar de lojas vendendo tudo misturado! Passei várias vezes por uma lojinha bem pequena, com um milhão de livros empilhados, sem nome, sem capricho e sem grande produção, até que resolvi entrar... estava eu entrando em um ‘mundo mágico’, não é brincadeira, lá dava para encontrar cada maravilha importada, com um preço maravilhoso, que só perguntando para acreditar! 

Até que achei a única cópia de Minha vida na França da Bienal, a 10 REAIS! Nem pensei duas vezes, já era meu!

Minha vida na França
Julia Child com Alex Prud’homme
Editora: Pensamento-Cultrix
Tradutora: Celina C. Falk-Cook



"Neste livro, escrito a partir do depoimento de Julia ao escritor Alex Prud'Homme, está o delicioso relato dos anos em que a culinarista famosa viveu sua grande transformação de vida: de uma americana de classe média acostumada a comida 'fast food' como qualquer conterrânea de sua época à estrela da cena gastronômica.
Julia foi parar em Paris em função da vida profissional do marido, Paul Child, funcionário do governo dos Estados Unidos. Paul, mais velho que ela, já conhecia e era apaixonado pela França quando o casal desembarcou na Europa. Julia não tinha ideia do que encontraria, mas guardava uma secreta simpatia de ouvinte das histórias de Paul.O livro condensa seis anos de descobertas, entre 1948 e 1954. Da travessia marítima até o Velho Continente ao primeiro bistrô. Do contato com o maravilhoso mundo das manteigas 'com sabores' à estreia no Instituto Le Cordon Bleu. Tudo isso tendo como cenário a França, e Paris mais especificamente. Esse livro, acima de qualquer coisa, é uma saborosa declaração de amor ao país."



Minha vida na França é uma biografia muito bem escrita, com lembranças incríveis vindo direto da cabeça de Julia Child, e escrita por seu sobrinho-neto, Alex, que passou grande parte ao lado dos últimos momentos de Julia escrevendo esse livro.

Julia, quando mudou para a França, ao lado de seu marido Paul, passou a apreciar mais a culinária, e foi ai que descobriu sua vocação. Estudou em uma das mais renomadas escolas de culinária da França, e teve aula com chefs magníficos, incluindo o Chef Bugnard. 

Passou por vários problemas, teve que se mudar algumas vezes por causa do trabalho de seu marido. Mas por ser uma pessoa determinada, e estar sempre disposta a aprender, conseguiu ser uma autora de sucesso, e lançou o famoso Mastering the Art of French Cooking, livro da culinária francesa para americanos, que mais tarde ganhou uma segunda edição, e também foi apresentadora do programa de culinária The Franch Chef.

Julia descreveu em detalhes os cenários e sabores, o que te deixa com uma vontade incrível de ter vivido na França naquela época. O livro contém várias palavras em francês, e com o tempo, você começa a achar que isso realmente faz parte da sua vida. 

O livro, além de ter um design muito bonito, trás várias fotos da vida dos Child, da infância, das viagens, dos amigos, de Julia preparando vários pratos, etc. É realmente uma obra encantadora! 

O que me chamou mais atenção no livro, é que ele não é separado por capítulos como os livros são normalmente. Ele vem separado em duas partes; cada parte é dividida por capítulos, e cada capítulo é separado por temas. Parece complicado, mas deixa a leitura muito fácil e muito bem organizada.

“Depois de todos os anos que se passaram desde aquela suculenta refeição, ainda não esqueci a sensação de surpresa e a emoção que ela me inspirou. Quase que posso sentir o seu gosto e, ao pensar naquele momento agora, lembro de que os prazeres da mesa e da vida são infinitos... toujours bon appétit!

Minha vida na França foi o livro que inspirou o filme Julie &Julia (estrelado por Meryl Streep e Amy Adams), um dos meus filmes preferidos. O mais interessante é que o filme não segue a história do livro, é um filme divertido, que conta a história de Julia Child e de sua grande fã, Julie. Super recomendo a todos o filme. Assim como o livro, que me ensinou muita coisa sobre a França, seus costumes, sobre culinária, e sobre cultura! Um livro espetacular e maravilhosamente delicioso!



Livro no skoob: Minha vida na França
Nota:



13 comentários:

  1. Meu deus só 10 REAIS???? queria ter sua sorte, esse livro parece ser ótimo!! adorei seu blog. Vou te visitar sempre que puder :D

    docinhossalgados.tk

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme e gostei bastante! A Meryl Streep e a Amy Adams estão ótimas!
    Adoreia sua resenha, estáperfeita :)

    Obrigada pela visita lá no blog e adorei conhecer o seu blog, estou te seguindo.

    Tem promoção lá no blog :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Oi Claris! Ainda não li este livro, mas sua resenha me deixou muito curiosa, de verdade!
    Esses livros que tem a França como papel principal são maravilhosos... Tudo por lá é encantador e, principalmente, as comidas, né?! :D
    Acho que se for ler, vou ficar com muita água na boca, rs
    Enfim, gostei muito da sua resenha! Não sou de ler muitas biografias, mas essa parece ser bem bacana! Vou ver se assisto ao filme também! :D
    Seu blog é uma gracinha! Adorei! ^^

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    estava passeando pelos blogs e encontrei o seu que por sinal é lindo, já tô seguindo pra não perde nada :D
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de ler, como se passa na França acredito que vou encanta com a leitura :D
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,Claris :)
    Poxa,não conhecia esse livro :/ Adorei sua resenha.. o livro parece ser bem bacana :D Irei procurar sobre ele mais..
    MEU DEEUUS,10 REAIS? TÁ FALANDO SÉRIO?! Sortuda *.* necessito encontrar umas promoções dessas também. =x
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente, quando um livro que a gente quer tá a R$10, não adianta: A GENTE TEM QUE COMPRAR. É algo que irresistível, não importa que você fique sem comer para comprar. *-*
    Eu ainda não vi o filme Julie&Julia, mas já li muitas críticas positivas a respeito e tenho certeza que esse livro também é bem legal. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei bem curiosa com este livro, e nem sabia que tinha um filme também. Ótima dica.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Ah, que bacana! Eu já tinha ouvido falar sobre o filme, mas não sabia que tinha livro! Fiquei interessadíssima porque sou uma amante de biografias, principalmente se forem bem organizados e com fotos *-*
    Virou um desejo, hehe! ^^
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Claris!
    Eu já conhecia o filme, mas não sabia do livro! *-*
    Lá vai eu correr para o submarino e me afundar em compras, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ah, comprei esse livro faz um tempão por 5 reais em uma feirinha aqui no Rio, mas emprestei pra minha amiga e ela não me devolveu até hoje! :(
    Já assisti o filme e achei a história muito fofa e motivadora, adorei!
    Não sou fã de biografias, mas esta eu tenho vontade de ler!

    beijoos,
    Aninha
    True-Insights
    http://true-insights.net/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Claris! Tudo bem?
    Já faz um tempo que não compro livros baratos apesar das promoções de sites como Submarino e Saraiva.
    Não conhecia esse livro e - após ler a sua resenha - fiquei com vontade de lê-lo! :)
    Feliz Natal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nao li o livro mais assisti o filme e adorei!!
    Feliz Ano Novo!!
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro tudo que diz respeito a França, sou apaixonada por esse país mesmo sem nunca ter ido lá rs Eu já assisti o filme, adorei... Dá vontade de ver e rever várias vezes.

    Retribuindo a visita, e seguindo.

    Bjoo

    ResponderExcluir