20 janeiro 2015

Resenha: Réquiem


Réquiem
Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski

"No desfecho da trilogia em que o amor é considerado uma doença, Lena é um importante membro da resistência contra o governo. Transformada pelas experiências que viveu, está no centro da guerra que logo eclodirá. Depois de resgatar Julian de sua sentença de morte, Lena e seus amigos voltam para a Selva, cada vez mais perigosa. Enquanto isso, Hana, sua melhor amiga de infância, foi curada. Ela leva uma vida segura e sem amor junto ao noivo, o futuro prefeito. Às vésperas do casamento e da eleição - cujo resultado pode dificultar ainda mais a vida dos Inválidos -, Hana se questiona se a intervenção realmente tem efeito. Vivendo em um mundo dividido, Lena e Hana narram suas histórias em capítulos alternados. O que elas não sabem é que, em lados opostos da guerra, suas jornadas estão prestes a se reencontrar."




Esse é o terceiro livro da série Delírio, e está resenha pode conter spoilers do primeiro e segundo livro!


Muito tempo que não posto uma resenha no blog, e confesso que tive dificuldades em escrever essa, assim como de todos os outros livros da série. Eu me apaixonei de uma forma diferente por essa trilogia, é uma distopia bem diferente do que estava acostumada a ler, e cada livro traz a continuação de uma mesma história de uma forma completamente diferente, são como passos de uma vida, e isso marcou muito na minha leitura. 

Fiquei meio tensa para começar a leitura do terceiro e último livro, demorou para sair, e assim que saiu, muitas resenhas negativas foram espalhadas pela internet, fiquei frustrada, mas assim que consegui o livro já comecei a ler, e minha visão foi completamente diferente.

Em Réquiem somos apresentados a uma Lena que já está adaptada com a selva, mas ainda muito confusa com o seu coração; e a uma Hana pós intervenção, com um futuro pela frente, um casamento a ser planejado e muitas dúvidas. O livro alterna os capítulos contados pelas duas personagens. 

A ideia principal agora é dar continuidade rumo ao conflito final, afinal, os inválidos já estão em grande número e precisam reunir forças para atacar. Mas muitos fantasmas do passado estão de volta para deixar Lena ainda mais confusa, e agora a garota precisa enfrentar todas essas batalhas, como a guerra pela liberdade, a fome, o frio, a necessidade, como também o conflito mental, as dúvidas, e o amor em si, já que essa foi a escolha dela, aceitar o amor.

Enquanto isso em Portland, Hana foi pareada com Fred, o futuro prefeito da cidade, e vive uma vida de luxo comparada às outras pessoas, que sofrem com queda de energia e pobreza. Porém a garota não está certa de que sua intervenção funcionou por completo, ela ainda possui alguns sentimentos e dúvidas, e com isso ela vai atrás de algumas respostas.

A principal da série sempre foi Lena, sempre conhecemos toda a história através dos olhos dela, e agora temos dois pontos de vista diferentes. Hana sempre foi minha preferida na série, desde o primeiro livro, e principalmente depois que li o spin off dela (acredito que não tenha chegado no Brasil), e digo, esse spin off é de extrema importância para a leitura desse último livro, agora entendo porque muitas pessoas odiaram Réquiem.

Lauren mantém o ritmo do primeiro livro nesse último, ele flui melhor que o segundo, e te deixa intrigada, cheia de expectativas e esperança. O final foi um ponto muito importante, foi um baque, não é um final, é uma abertura, uma abertura de novas ideias, eu gostei muito da forma que foi escrita, agora posso viajar nos meus próprios pensamentos e nas minhas próprias conclusões, seguindo a ordem que a autora deixou, achei espetacular! 

Resenhas: Delírio - Pandemônio - Hana
Livro no Skoob:  Réquiem 
Nota: 

8 comentários:

  1. Olá.
    Eu só li o primeiro livro dessa trilogia e não curti tanto quanto eu esperava, por isso não li os outros dois até agora UAHSUAHS Não li sua resenha por conta dos spoilers, mas vi que deu nota cinco, então vou tentar dar uma chance e ver como a trilogia acaba.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li apenas o primeiro livro dessa série e larguei o segundo pela metade. Não gostei muito de como o enredo estava se desenvolvendo no segundo livro e acabei largando a leitura pela metade.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que pena não pude ler a resenha porque ainda estou no primeiro livro rs. Na verdade comecei a ler faz um tempinho já, mas acabei parando para ler outro livro, mas estava adorando ele, preciso ler toda a trilogia logo! Esse começo de ano estou tentando ler todas as leituras atrasadas rsrs, vou ver se volto a ler pelo menos o Delírio.
    Bjss!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sempre tive vontade de ler os livros e por essa razão estou pulando boa parte da resenha, mas pelo pouco que vi esta gostando e isso me incentiva

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Li por cima a resenha, pois ainda não iniciei essa série!
    que bom que a editora trouxe esta até o final né? u_u
    Quero muito ler esses livros, espero gostar!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Nem comecei a ler esta trilogia ainda.
    Mas pelo jeito não irei me arrepender se começar. Já que você adorou o último livro!!

    Me empolguei agora!!!

    Adorei.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Claris =)

    Ainda não li nada dessa autora, mas só leio elogios.
    Fico feliz que você tenha curtido tanto a leitura ;)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir