26 setembro 2017

Resenha: João e Maria


João e Maria
Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti
Editora: Intrínseca
Tradução: Augusto Calil
"Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria."


É um livro curto porém marcante, a mistura entre as palavras de Neil Gaiman e as ilustrações de Lorenzo Mattotti criam uma experiência nova ao leitor desse conto tão conhecido. 

O livro narra a história de João e Maria, irmãos de uma família pobre, que depois da guerra, acabam abandonados pelos pais na floresta. Os personagens mostram o que a vida os ensinou, pois mesmo não indo a escola, eles acabaram se tornando crianças espertas e, conseguem dar a volta por cima.

A sinceridade nas palavras da mãe me deixaram bem incomodada, Neil conseguiu passar o desespero da personagem na conversa com o pai, e eu fiquei me sentindo mal por saber que existem pessoas como ela. 

É uma grande releitura, uma obra muito bonita e bem ilustrada, uma pena o livro ser tão pequeno, pois dá muita vontade de mergulhar nessas páginas por muito mais tempo.


Livro no Skoob: João e Maria
Nota: 



14 comentários:

  1. Oi, Claris. Eu acho maravilhoso esta história e nem sabia que o tio Neil tinha feito uma releitura. Com toda a certeza vou ler!
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Claris!
    Neil Gaiman é bem elogiado, mas nunca li nada dele. Eu vi que esse livro é relativamente pequeno, então estou tentada a dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que vc diz no seu perfil
    eu acho que também sou.
    Adorei o blog e por isso e não
    por outros motivos o estou seguindo.

    Um beijo.

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro. Acho lindo e ao mesmo tempo sombrio. A edição é muito bem feita :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Claris! Sou doida pra ter esse livro, parece sombrio e do Gaiman <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Essa releitura deve ser ótima mesmo! Eu adoro a história e com isso, já fiquei curiosa para ler essa versão!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Oi Claris,
    Parece ser um livro bem interessante, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Olá, Claris.
    Eu acabei me decepcionando com esse livro. Como é do Gaiman achei que fosse ter algo mais sombrio e não vi nada diferente do conto que todos já conhecemos. E achei as ilustrações bem confusas hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para ler esse livro. Gosto muito da escrita do autor!
    Muito boa a dica!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Oie Claris =)

    Eu tenho uma relação meio que de amor e ódio com o Neil Gaiman. Tem livros dele que eu gosto outros que não gosto tanto assim rs...

    Sobre essa "releitura" já li resenhas bastante divergentes e confesso que até o momento não senti aquela curiosidade em conferir a história. Mas que sabe uma hora eu não mude de ideia ;)

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Claris!

    Já tentei ler O oceano no fim do caminho do Neil Gaiman e não consegui terminar... Mas gostei de saber que ele fez uma releitura, quem sabe esse livro me agrade mais!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  12. A história de João e Maria é demais mesmo! Não cheguei a ler essa releitura, mas fiquei com bastante vontade pela sua resenha. Uma pena mesmo ser um livro tão curto!

    Achei uma graça o seu cachorrinho na foto! Tenho uma york também <333

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Claris, tudo bem?
    Pena que o livro seja tão curtinho!
    Nunca li nada do Neil Gaiman, mas tenho vontade. A obra parece ser bem bacana, ainda mais com ilustrações. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir