04 abril 2014

Resenha: O Hobbit



O Hobbit
J.R.R. Tolkien
Editora: Wmf Martins Fontes
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta

"Os hobbits são um povo muito antigo, de seres muito pequenos, menores do que os anões. São tranquilos e de boa paz e não exigem mais do que uma boa terra lavrada. Não se sentem à vontade com as "pessoas grandes", só gostam de lidar com ferramentas manuais e não se adaptam a máquinas complicadas. Esta é a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que vive muito satisfeito até que Gandalf, o mago, e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um dragão enorme e perigoso. Este é um clássico da literatura universal, precursor de O Senhor dos anéis."





Já contei aqui no blog que comecei a ler a trilogia O Senhor dos Anéis mas acabei abandonando por ser versão digital, apesar da escrita ser muito boa e a história ser daquelas que te faz ficar grudado na tela até saber o que mais tem por vir, eu fiquei presa em uma época de muitos trabalhos da faculdade e até então nem animei a voltar a ler. 

Quando saiu o primeiro filme de O Hobbit eu fui correndo para o cinema, amei o filme e minha mãe me deu o livro, enrolei para a leitura do mesmo, só depois de ver o segundo filme no cinema que eu peguei para ler o livro, não sei se foi uma boa ideia ter lido o livro sem saber como será o final do filme, as histórias são bem diferentes apesar de seguir um mesmo enredo, acabou que fiquei super confusa com a história do filme, tentei seguir a linha dos acontecimentos do filme no livro, mas não deu certo. 

O livro conta a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit de 50 anos que vive tranquilamente em sua toca no alto do Condado. A vida de Bilbo vira do avesso assim que o mago Gandalf contrata o hobbit para ser o ladrão na grande jornada junto à treze anões liderados por seu rei Thorin, Escudo de Carvalho, em busca da recuperação da Montanha Solitária e o tesouro que foi roubado pelo terrível dragão Smaug.

O livro é uma verdadeira aventura, os integrantes dessa jornada passam por várias situações complicadas nas montanhas, enfrentam trolls, orcs, wargs e ainda devem lidar com os elfos. Acredito que não devo – e talvez nem precise – dar muitos detalhes sobre o que acontece nessa busca, pois tiraria um pouco da emoção do livro e poderia ter vários spoilers. 

J.R.R. Tolkien acerta em cheio ao descrever os elementos e traçar uma linha de acontecimentos, o narrador está presente em todos os momentos e fala diretamente com o leitor. O livro é cheio de músicas que são cantadas pelos anões, e essas músicas nos contam histórias de tempos passados mas que retratam o que está acontecendo no presente.

O Hobbit é um grande livro, apesar de achar que o filme trás uma emoção a mais e o desenrolar parece ser mais rápido e com mais acontecimentos e aventuras, o livro não chega a ser entediante, é de uma grande qualidade e claro, recomendo a todos.

Livro no skoob: O Hobbit
Nota:



A terceira parte da adaptação do livro para o cinema chega nos cinemas no dia 11 de dezembro com o nome de O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez. Dirigido por Peter Jackson (trilogia O Senhor dos Anéis) e com Martin Freeman, Ian McKellen, Andy Serkis, Hugo Weaving, Christopher Lee, Ian Holm, Orlando Bloom, Stephen Fry, Luke Evans e Evangeline Lilly no elenco.


15 comentários:

  1. Tenho vontade de ler o livro, já que com os filmes, como eu posso dizer, não me sentir tão ligado. Para ser sincero prefiro "Senhor dos Anéis" mas tenho vontade de ler O Hobbit.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Claris tudo bem???
    Gostei de sua resenha e saber que você curtiu a leitura. Mas eu não me desperto pela leitura desses livros... desde o senhor do Anéis. Eu assisti aos filmes pelo meu irmão e não foi de todo ruim, até que a história e o enredo é legal, mas não é muito a minha, não sei porque, mas enfim rsrsrrs. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse não é um livro/filme que faz o meu estilo, mas já li ótimas resenhas.
    Pelo visto, você também gostou e engraçado dizer que gostou mais do filme, raro isso né?

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
  4. Oie linda, tudo bem?
    Estou passando aqui para agradecer pelo carinho que vc teve com o meu blog e também por ter deixado o link daqui para que eu pudesse estar visitando, pois eu sinceramente gostei bastante e já coloquei vc como um dos blogs que sigo viu? Passarei sempre aqui para te visitar e também para saber mais sobre suas resenhas.

    Em falando nisso, tenho que comentar que eu também tenho interesse de ler o livro O SENHOR DOS ANEIS, mas tenho vontade de comprar aquele volume unico sabe? E ainda irei comprar, porque os filmes eu acho ótimos, mas os livros nunca tive oportunidade de ler. Já o HOBITT, realmente, o filme é muito bom mesmo. Não li ainda o livro também e nem vi o segundo filme, mas espero poder gostar. Estou para assistir pelo computador o HOBITT 2 já tem tempo, mas até agora n rolou e agora estou aqui aguardando começar a série Games Of Thrones que também amo hehehe...enfim...mas eu gostei bastante de tudo que vc disse em sua resenha, pois só despertou ainda mais minha curiosidade. Espero gostar como vc =]

    Outra coisa linda, já estou te seguindo tá?
    Depois tu me retribui?
    Se precisar de alguma coisa pode contar comigo
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Então, eu não curti nem os filmes e nem os livros do Senhor dos Anéis, então não sei se dou uma tentativa para O Hobbit UAHSAUSHAU Mas enfim, adorei sua resenha, que bom que gostou.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Oie Claris =)

    Sou suspeita para falar de qualquer coisa de J.R.R Tolkien rs...
    O Hobbit é um dos meus livros favoritos e recomendo a todos.
    Estou super ansiosa pelo terceiro filme <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, sou louca pra ler esse livro
    Beijos.
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro os filmes d'O Senhor dos Anéis, mas ainda não vi O Hobbit. Como leitora, fico devendo essa leitura porquê muitos falam que é extremamente detalhista, e algo assim não me agrada muito. Mas é um clássico né, então fico com muita curiosidade. Espero ver os filmes em breve, e já me animei em saber que superam o livro UHEUEHE

    Ah, estou te seguindo, pode seguir de volta?

    Beijos e boa semana!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li mas parece ótimo! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Acho que eu devo ser a única pessoa que não tem vontade de ler esse livro, nem mesmo os filmes eu vi *-* simplesmente não me vem aquela curiosidade, sabe?
    MilkMilks
    Milkshake de palavras

    ResponderExcluir
  11. Oi Claris, tudo bem?

    Me sinto um E.T por não ter lido esse livro, e muito menos por ter visto o filme, rsrs Ainda assim, tenho curiosidade, a obra parece ser do tipo que prende o leitor do começo ao fim.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  12. Eu só li sr dos anéis, acho que as outras histórias dele não me agradaram mto como SdA, mas fui ver os filmes no cinema e curti.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON ABOUT - Debutando #21 bit.ly/1kogDCt

    ResponderExcluir
  13. Oie :)
    Nunca li esse livro, mas já vi o filme e não gostei muito.
    Não sei porque não consegui gostar! Todos falam tão bem.
    Mas tenho vontade de ler esse livro. Quem sabe eu não gosto mais do livro que do filme??
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita curiosidade em ler Tolkien, mas eu confesso que nem sei por onde começar. Nunca assisti nenhum dos filmes, mas eu gosto do clima da história. Ótima resenha.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir