27 abril 2014

Worldwide Pinhole Photography Day



Hoje, 27 de abril de 2014, é o dia para tirar fotografias pinhole! E como estou fazendo um trabalho para a faculdade, não fiquei de fora... depois de conseguir estragar um filme de 36 poses com minha câmera pinhole de caixa de fósforo, nesse dia comemorativo tentei diferente, e experimentei a câmera com o papel fotográfico, e não é que ficou ótimo? 

Pera, não está entendendo nada? Afinal, o que é Pihole? 

Pinhole é um processo fotográfico onde se dispensa a utilização de lentes, a fotografia é obtida a partir de um compartimento vedado à entrada de luz, com apenas um pequeno orifício em uma das extremidades.

A luz entra por esse pequeno orifício (pin hole) e projeta a imagem exterior no fundo do compartimento. Essa imagem pode ser capturada por alguma superfície fotossensível, como papel ou filme fotográfico, que deve ser processado normalmente, como uma fotografia comum.

A imagem produzida em uma pinhole apresenta uma profundidade de campo quase infinita, ou seja, todos os planos da cena aparecem em foco, coisa que não acontece com nenhum tipo de lente.
O que torna esse processo fotográfico tão especial é que a fotografia pinhole permite que você faça uma foto que necessita apenas de um recipiente protegido contra a luz com um pequeníssimo furo, contendo material fotossensível em seu interior. Não há necessidade de lentes óticas ou de maquinário fotográfico convencional, podendo facilmente ser adaptada a partir de uma câmara já existente ou ser feita artesanalmente.

Texto retirado do site pinholedayrio.wordpress.com

A experiência foi ótima, primeira vez que participo do evento e já quero participar dos próximos! 

E ai, já experimentaram esse método de fotografar? Curte fotografias? Confesso que nunca fui muito boa com as câmeras, mas como estou fazendo aula de Fotografia de Estúdio na faculdade, estou aprendendo e começando a curtir essa arte! E falando nisso, hoje é o Dia Mundial do Design Gráfico, parabéns aos designers ou futuros designers como eu! :D

10 comentários:

  1. Oi, Claris! Menina, nunca experimentei esse método na vida. Curto fotografias sim, mas sou um nojo para aparecer nelas. Sempre me acho feia demais e tenho vergonha, sabe? É complicado. Poxa, é bem bacana você estar fazendo essa aula na facul. E parabéns para os designers! Estou louca para fazer um curso sobre!

    Um beijo grande!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Claris! Ainda não conhecia essa modalidade de fotografar e achei bem bacana. Obrigada pela dica! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Claris! Vou te confessar que não conhecia esse método, apesar de já ter ouvido falar. Eu acho :/ Nunca fui boa com fotografias, é uma tristeza. Parabéns para os designers! <3

    Beijoo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Claris! Vou te confessar que não conhecia esse método, apesar de já ter ouvido falar. Eu acho :/ Nunca fui boa com fotografias, é uma tristeza. Parabéns para os designers! <3

    Beijoo

    ResponderExcluir
  5. E cade as fotos? Quero as imagens!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas imagens meio brancas são os negativos das fotos que diz no dia :D

      Excluir
  6. Gente, que loucura!
    Sou péssima com fotografias, imagine nessas condições, rsrs. Deve ser muito difícil, pelo menos pra mim que não tenho talento, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho a ideia de fotografar, algo incrível, lindo e bem legal, mas não acho que tenha o dom, já que as minhas fotos não ficam muito boas, mas sou do tipo que perde horas apenas olhando fotografias *----*

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  8. Também nunca experimentei isso e nem sei se vou experimentar. Deve ser incrível, mas acho que não vai ser tão "fácil" pra mim. rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir