23 maio 2014

Resenha: O Chamado do Cuco



O Chamado do Cuco
Robert Galbraith
Editora: Rocco
Tradução: Ryta Vinagre

“Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. 
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.          
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.”


Quando saiu a bomba de que J. K. Rowling estava lançando um novo livro com o pseudônimo Robert Galbraith eu já fiquei morrendo de curiosidade, cresci lendo a série Harry Potter e apaixonei mais pela escrita da autora com Morte Súbita (que mesmo muitos criticando, pra mim é um queridinho). 

O Chamado do Cuco é narrado em terceira pessoa e conta o misterioso caso sobre a morte da famosa modelo Lula Landry – ou Cuco, para alguns –, onde cabe ao detetive particular Cormoran Strike desvendá-lo. Strike, em seu pior momento da carreira e afundado em dívidas é contratado pelo irmão da modelo, John Bristow para desvendar o mistério, já que ele acredita que Lula teria sido assassinada, e não suicidado como foi alegado em seu laudo. 

Lula alcançou o estrelato muito jovem, era uma modelo bem sucedida e dona de uma fortuna. Foi adotada pela família Bristow quando era muito nova para substituir a dor da mãe acabara de perder um filho, teve uma vida conturbada, foi internada em um centro de reabilitação, era bipolar, e sofria por não ser compreendida, era a única negra em uma família de brancos. Com a fama, a vida de Lula ficou ainda mais complicada, com paparazzi a seguindo e rastreando as ligações e amigos vendendo informações para a mídia, Lula não confiava em ninguém.  Vivia um relacionamento cheio de altos e baixos com Evan Duffield, um relacionamento que sua família não aceitava, e fazia dele o principal suspeito por sua morte.

Strike tem uma longa lista de suspeitos para entrevistar, muitos locais a visitar e com isso conta com a ajuda de sua nova secretária Robin, uma temporária que estava totalmente interessada no emprego e em ajudar a desvendar esse caso. 

Aí o mistério começa, Robert Galbraith consegue montar uma história interessante sem enrolar o leitor, a cada nova entrevista e a cada nova análise, podemos juntar as peças juntos do detetive e ir aos poucos desvendando o caso. Com paciência acompanhamos uma investigação incrível do mundo das celebridades, onde a mídia tem poder e onde o dinheiro fala mais alto. 

O livro é dividido em cinco partes, que mistura histórias sobre o caso e sobre a vida do detetive Strike. Todos os personagens são bem construídos e cheio de personalidade, o diálogo é diferenciado em cada personagem, e faz com que a leitura flua muito bem. 

Até os últimos momentos ainda rola aquele mistério, o final é surpreendente. Sem dúvida recomendo essa leitura todos que gostam de um livro policial cheio de mistério, aventura e drama. 

Livro no skoob: O Chamado de Cuco
Nota:



12 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa para ler esse livro, mas com certo receio, pois Morte súbita me decepcionou um pouco. :/
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Claris, tudo bem ?
    Já ouvi falar super bem desse livro e nem imaginava que era da autora de HP.
    Livros policiais não são muito meus preferidos, geralmente eles começam com tanta introdução e detalhes, e personagens que vão aparecendo aos pouquinhos. Mas esse é um livro que sempre me chamou a atenção, achei a história legal e essa coisa da mídia envolvida dá mais agilidade, mais pano de fundo pra história né
    Adorei sua resenha, super bem escrita. Parabens.

    Beijos e bom fim de semana

    Ivana
    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. é tantas resenha positivas de livro, que eu sinto como se precisasse ler hahaha
    Me chamou muito atenção e depois da sua resenha, com certeza vou ler (precisava de mais um empurrão pra começar a ler hahah)

    Beeijos, tem resenha nova no blog *-*

    http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho vergonha de confessar que ainda não li esse livro... hehehe
    Por ser absolutamente apaixonada por JK Rowling, quero muito saber também como minha autora favorita lida com as situações fora do mundo mágico.
    Fico feliz que tenha gostado do livro, é um estimulo a mais para ler :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, Claris, tudo bem?

    Confesso que tenho um pouco de medo de ler esse livro. Li Morte Súbita e achei uma bela porcaria. To com medo de ler mais esse livro da JK e chegar a conclusão de que ela só sabe fazer Harry Potter. Comprei O Chamado a um tempão, mais ele ainda tá paradinho na estante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é tão perfeito <3 Eu li em janeiro e me apaixonei totalmente pela história, mal vejo a hora de ler o segundo, espero que seja tão incrível como o primeiro *--*
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler esse livro...
    Também fiquei curiosa para ler o livro quando eu sou da notícia.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Claris!
    Sou fã da diva J.K., mas não quero comprar um livro só porque gosto da autora. Esse gênero literário não me agrada nem um pouco, comprei o Morte Súbita e de cara vi que não ia curtir, tá na estante, esperando a minha próxima ressaca literária pra ler :D
    Que bom que a história te pegou de jeito, tão bom dar cinco estrelinhas né? *-*'

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem???
    Desde o lançamento desse livro jamais tive curiosidade em lê-lo. A sinopse não tinha me cativado e nem a capa acredita?? Mas agora lendo a sua resenha a pontinha de dúvida e um possível arrependimento começou a transitar em mim, por tanto quero a leitura desse livro para tirar ou me arrepender de não ter lido antes... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei esse livro mas ainda não consegui ler!! Ótima resenha!! Meu deu vontade de ler logo, mas estou dando prioridade aos livros cedidos pelos autores parceiros, não quero sair muito do prazo!! rsrs Lindo blog!!

    Beijinhos

    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  11. Eu li e embora ache que nunca nada poderá chegar a Harry Potter, J. K arrasou com esse livro. Quero muito ler a continuação que foi lançado este mês aqui em Portugal.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir