27 setembro 2016

Resenha: Mau Começo


Então, fim de semestre e estou só na correria com o meu TCC. Como o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso é Desventuras em Série e eu estou MUITO nesse clima, resolvi trazer hoje a resenha do primeiro livro, e, em breve, voltarei com as resenhas dos demais livros.

Mau Começo
Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Tradução: Carlos Sussekind

"Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet, são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso, roupas que pinicam o corpo e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: 'Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere'."

Conheci a série através do filme, fiquei encantada com a história e sempre que tinha oportunidade, assistia novamente. Depois de muito tempo consegui ler todos os livros da série e me apaixonei mais ainda. Os livros são um pouco diferente do que o filme apresenta, mas consigo gostar muito das duas obras.

Em Mau Começo somos apresentados aos irmãos Baudelaire: Violet é uma garota muito inteligente que está sempre inventando, o seu cérebro funciona como uma grande máquina, repleta de roldanas, alavancas e engrenagens. Sempre que a garota vai criar alguma coisa, ela amarra um laço no cabelo para se concentrar. Violet sempre utiliza de suas criações para salvar seus irmãos de inúmeros problemas. Klaus, o filho do meio, é um leitor e pesquisador muito inteligente, que possuí um grande conhecimento literário e o utiliza para salvar suas irmãs em várias ocasiões. Sunny é a filha mais nova, é um bebê bem pequeno, que possuí quatro dentes bem afiados e adora morder. Ela não fala mais que algumas sílabas, mas pode ser bem compreendida por seus irmãos. 

Logo no início do livro as crianças descobrem que seus pais faleceram em um incêndio que destruiu a sua casa, e assim vão morar com um tutor. O tutor, conde Olaf, é dito ser o parente mais próximo geograficamente das crianças, é um homem muito alto e muito magro, sem higiene e bem grosso, trabalha como ator teatral e mora em uma casa em ruínas.

O primeiro livro é o início de uma aventura dramática e triste, como define Lemony Snicket:
"Se vocês se interessam por uma história com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos."
Conde Olaf, é uma pessoa muito ruim para as crianças. Em uma grande casa suja e bagunçada, os irmãos dividem um quarto com apenas uma cama e um colchão cheio de caroços, são obrigados a fazerem as tarefas da casa e aturar todos desaforos do tutor e seus amigos. Além disso, conde Olaf, juntamente de sua trupe teatral, arma para roubar toda a fortuna dos órfãos. 

Lemony Snicket é o investigador que narra a história dos irmãos Baudelaire, ele consegue passar para o leitor de forma divertida todos os acontecimentos infelizes da história. Frequentemente, ao longo dessa aventura, o mesmo explica diversos significados de palavras ou analogias que o leitor pode não conhecer, já que se trata de uma série de livros direcionada ao público infantil.

É uma leitura curta e rápida, um ótimo livro para passar o tempo que recomendo a todos. 


O longa-metragem Desventuras em Série, de origem estadunidense e alemão, foi lançado no Brasil no dia 21 de janeiro de 2005, e combina a história dos três primeiros livros: Mau Começo, A Sala dos Répteis e O Lago das Sanguessugas.


Livro no skoob: Mau Começo
Nota: 


9 comentários:

  1. Oi, Claris!
    Não tenho muita coragem de me arriscar a ler essa série, mas estou bastante ansiosa pela adaptação da Netflix.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Eu meio que fiquei um pouco sem vida na época do meu TCC, mas valeu a pena e dá um alívio quando tudo termina.
    Não sou muito fã de séries, mas leria o livro numa boa.
    Gostei da resenha. Parabéns!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  3. Nunca li, parece bom! Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho é fazer meu tcc baseado em algum livro famoso que eu ame, super queria fazer de harry potter, muito sortuda você parabéns! hehehe
    Eu sempre ouvi falar desse livro mas nem sequer sabia do que se tratava. Fiquei feliz em finalmente ler algo sobre mas, como pode uma obra tão triste como parece o livro ser tão lida? Tipo, não ter coisas felizes nem nada me deixou até desanimada. Quero ver o filme, tem na Netflix?
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  5. Que tema bacana pra TCC, gostei! Sou louca para ter os livros da série, não consegui ler nenhum ainda. O filme eu assisti e gostei bastante!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oiieeee
    Quero muito conferir a adaptação dessa série, tem boa pinta. Por enquanto ainda não me animo com os livros.
    Boa sorte com o seu TCC espero que tudo de certo.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  7. Oie Claris =)

    Eu já passei pelo TCC (duas vezes) e sei que nessa fase a gente meio que pira mesmo rs... Mas no final vai dar tudo certo você vai ver =D

    Tenho bastante curiosidade em ler essa série, mas confesso que desanimo em começar a leitura de séries muito longas como essa. Então acho que vou ficar com a adaptação por enquanto mesmo rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu ainda não li os livros, mas assisti o filme e adorei vou querer assistir a série, legal seu TCC ser justamente sobre os livros.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Claris! Eu estou LOUCA para começar a ler essa série e achei super coincidência do Destino você estar falando sobre os livros aqui no blog :O Adorei a escolha do tema do seu TCC, já até imagino que o resultado final será incrível! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir