16 fevereiro 2013

Resenha dupla: O diário da Princesa (Vol. 1 e 2)



Só para variar, eu desapareci do mapa de novo! Tentei fazer essa resenha antes de viajar para o carnaval (fui pra Diamantina, delícia!), mas meu computador estragou, fiquei sem contato com internet durante todo o carnaval e depois quando voltei eles não tinham devolvido o pc ainda (e para piorar, continua travando do mesmo jeito!)

Então não sei se a resenha vai sair como eu tinha planejado, e também resolvi fazer a resenha dupla. Então... O Diário da Princesa, como muitos sabem, é uma série de livros escritos pela autora Meg Cabot, que foram publicados a partir de 2000. A série ganhou dois filmes da Disney, estrelado por Anne Hathaway.


O diário da Princesa
Meg Cabot
Editora: Galera Record
Tradução: Ruy Jungmann
 “Mia Thermopolis é uma típica adolescente americana que recebe uma notícia que vira sua vida de ponta cabeça. Mia sabe que é fruto de um caso que sua mãe teve há muitos anos e só vê o pai nas férias e no Natal. Até que um dia ele descobre que não pode mais ter filhos. Nada surpreendente se não fosse por um detalhe: Mia descobre que seu pai é um príncipe. Sendo uma princesa, ela passa a ser abordada por paparazzis que invadem seu colégio para fotografá-la. Se o sonho de muitas meninas da idade de Mia é ser uma princesa, para ela isso pode virar um verdadeiro pesadelo. O diário da princesa são lembranças de qualquer adolescente da idade de Mia.”

Mia Thermopolis é uma típica adolescente americana que descobre que seu pai é um príncipe. Sendo uma princesa, sua vida muda completamente.

É um livro de leitura rápida e muito fácil. É escrito como um diário de verdade, e, tenho que contar que li o livro todo imaginando a voz da dubladora no filme (e isso não foi legal!).

As vezes Mia me deixava com muita raiva por causa de certas atitudes, por ser uma adolescente, mas no fundo, ela é uma garota muito doce.

A história do livro é bem diferente do filme, o que me deixou mais empolgada ainda para continuar lendo a série. Só achei chato o fato de Grandmère, a avó de Mia, que dá aulas de etiquetas à nova princesa, ser escrita como uma ‘bruxa má’ no livro, tinha gostado tanto dela como uma linda avó do filme!

É um livro curto, leitura rápida e ótima para passar o tempo.


Princesa sob os Refletores
Meg Cabot
Editora: Galera Record
Tradução: Celina Cavalcante Falck
“Depois de tantas reviravoltas, Mia acredita que as coisas estão acalmando-se. Ela continua tendo aulas de bons costumes com a avó aristocrata, ou “sessões de torturas”, como diz, vê a avó vestindo seu bichinho de estimação com casacos de pele de chinchila e usando delineador permanente tatuado nos olhos. Até que, um dia, é informada que será a atração principal de um dos programas de entrevista mais populares dos Estados Unidos. Para completar, sua mãe está grávida de seu professor de álgebra e a própria Mia não consegue mais esconder sua paixão pelo irmão de sua melhor amiga, Michael.”


Esse segundo livro continua de onde o primeiro parou. Gostei muito da forma que a autora usou para relembrar tudo que tinha acontecido no primeiro livro, já que ele é todo escrito em forma de um diário, não tinha o porquê Mia ficar contando todos os detalhes de novo.

A princesa teve uma grande mudança na sua vida após descobrir que seu pai é um príncipe e passou a ter aulas de etiqueta com sua avó. Ainda acostumando com essa nova vida, a garota agora vai viver novas aventuras e, ainda precisa aprender muito sobre comportamento e amor.

Mia ter mudado sua paixão de um livro para o outro me incomodou muito, ficou faltando alguma coisa na história e pareceu muito forçado. Mas o resto da história segue em um ritmo muito bom.

Os livro são pequenos, então fica fácil de acompanhar tudo que está acontecendo e as partes se encaixam!

Para quem já viu os filmes e gosta desse tipo de romance, eu acho que vale a pena dar uma lida nessa coleção, basta não esperar uma história muito seguida do filme. Já quero minha coleção completa pra hoje!


Nota geral: 



7 comentários:

  1. Tenho apenas o livro azul e o amarelo, estou querendo completar a coleção, só não sei quando. rsrs

    gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claris! Eu tenho muita vontade de ler esta série, o filme é ótimo e tenho certeza que os livros mais ainda.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Claris, eu sou doida pra ler essa série! Mas ela é mto grande e eu tenho mania de querer comprar a série antes de começar a ler.. preciso pegar um dia e comprar uns tres, quatro de uma vez..

    Adorei as resenhas!! Mas acho que tb nao vou curtir a vó como uma bruxa má :(


    Beijao!

    ResponderExcluir
  4. oii,
    li apenas o primeiro quando era mais nova e na epoca gostei e achei bem divertido, mas nao fiquei muito curiosa pra continuar =/
    Ótimas resenhas e essas capas novas estão lindas.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a Meg Cabot, mas acredita que essa é uma série dela que eu ainda não me animei para ler? E olha que já li muita coisa dela! Mas vou tentar me animar para ler, já que tanta gente elogia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Claris!
    O Diário da Princesa me acompanhou por toda a adolescência e um pedacinho da vida adulta. Eu amei os primeiros livros, mas no final (quando eu já estava mais velha) eu já estava um pouco de saco cheio da Mia e companhia. Se eu tivesse lido todos ao mesmo tempo provavelmente teria amado toda a estória, uma pena que os livros demoraram a ser lançados por aqui. =/
    Adorei conhecer o seu blog, espero que você já tenha conseguido resolver o problema com o computador. ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ah... eu só li O diário da princesa 1 quando tinha uns 14 anos e acho que foi por isso que eu não gostei muito, achei infantil, mas realmente é um livro para o público infantil.

    Prefiro as capas antigas!

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir