29 maio 2014

Resenha: Refúgio



Refúgio
Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Tradução: Fabiano Morais

“Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.
Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente.
Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada. Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter. Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.”


O livro é contado sobre o ponto de vista de Mickey, um adolescente esportista, esperto e charmoso que passa por uma tragédia, em seu pai morre em um acidente e sua mãe comovida com a perda, entra para o mundo das drogas, e agora está internada em uma clínica de reabilitação. 

Mickey vai morar com seu tio Myron, com quem não tem um bom relacionamento, agora é novato em uma escola bem fora dos seus padrões e tenta viver uma vida normal, bem diferente de antes, onde cresceu viajando pelo mundo com os pais, fazendo trabalhos e ajudando as pessoas. 

A história começa quando Mickey passa pela casa de dona Morcega, uma idosa que mora na vizinhança e é vítima de comentários e contos maldosos para assustar crianças. A velha em um momento de susto fala para Mickey que seu pai está vivo, e depois disso o garoto, já intrigado, começa a investigar a respeito.

No meio dessa história, sua nova namorada Ashley desaparece da escola, e com a ajuda de seus dois novos amigos, o garoto vai à procura da namorada e acaba descobrindo que a história de dona Morcega e o desaparecimento de Ashley pode estar relacionado. 

Esse foi o primeiro livro de Harlan Coben que leio, sempre li ótimos comentários e sempre tive muita curiosidade a respeito de sua escrita. O autor consegue montar um mistério no meio de muita aventura em uma ótima história e com ótimos diálogos, cria personagens marcantes, cheio de personalidade. 

A história é contada por um adolescente, e o autor consegue passar esse ar para o leitor, as conversas são cheias de sarcasmo e com situações interessantes, mas acho que errou na idade dos personagens para essa história. Mickey é jovem demais para muita coisa que acontece, a maioria das vezes fica forçado, ele é capaz de fazer e tomar decisões como uma pessoa mais velha, fora que tudo dá muito certo para ele e sua turma, sempre que tem alguma peça faltando, um amigo tem a resposta em baixo da manga... querendo o não isso deixa a história meio boba e tira um pouco da credibilidade. 

O livro é muito bom, tem uma moral muito importante, mas essas pequenas situações incomodam, mas recomendo a leitura, pretendo ler outras obras do autor com certeza.

Livro no skoob: Refúgio
Nota: 

12 comentários:

  1. A capa é linda, mas não sou muito fã de livros de investigações. Sua resenha me deixou curiosa, quem sabe um dia se eu tiver os livros em mão talvez eu leia ^^ kkkk
    Beijos
    yumenokoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Harlan pra mim é um dos melhores escritores de todos!
    Eu acho que ele tem algumas pequenas falhas, em uns livros mais e em outros menos, mas no geral, seus livros são sempre muito bons!!!

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
  3. O gênero investigação não é o meu favorito, mas como não conheço a escrita de Harlan Coben tenho curiosidade de ler.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  4. Olá, Claris!
    Eu simplesmente sou fascinada pelo Harlan, memso sem nunca ter lido um livro dele, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro!
    Beijos.
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Claris. Não li nada do Harlan Coben ainda, mas pretendo reverter este quadro o quanto antes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    O autor é mesmo muito bom, mas não gosto muito de livros de suspense/policial/assassinatos, e foi justamente com um dos livros do Harlan que eu descobri isso. Não leria o livro por ora, mas quem sabe um dia...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu já tentei ler um livro desse autor, mas definitivamente não gostei muito do estilo de escrita dele. Acabei largando o livro dele, eu realmente já sabia que não fazia meu estilo, mas fui tentar ler mesmo assim...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto bastante do Harlan, mas esse livro não tinha lido, bom saber q ele continua bacana ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison http://bit.ly/1kvxixn

    ResponderExcluir
  9. Eu curto um pouco do estilo da enredo *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Ótima resenha. Eu só li um livro desse autor. Gostei, mas depois não tive oportunidade de ler outros. Esse parece ser bacana, eu leria :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir