12 março 2016

Receita da Vez: Batata recheada de presunto

Hoje é dia de novidade! A muito tempo planejo criar essa coluna para o blog, quando mudei para a capital, vim sem saber fazer muita coisa na cozinha, aprendi a cozinhar de verdade com o Google, sempre que tinha desejo de comer alguma coisa diferente, eu procurava na internet uma receita e ia pra cozinha experimentar, então, tive a ideia de criar uma coluna com receitas fáceis pra qualquer um fazer em casa. 

Eu sigo alguns canais de receitas e vejo que muitas delas não são tão práticas assim, já que precisam de ingredientes que não são do nosso dia-a-dia, a ideia aqui é trazer receitas fáceis, que qualquer um possa fazer, utilizando ingredientes que tenha em qualquer cozinha. 

Muitos não sabem, mas eu sou apaixonada pelo meu time, sou dessas que vai ao estádio, fica ansiosa, sofre junto... e como faço pra mandar a ansiedade pra longe? Cozinhando! Quinta-feira teve jogo da libertadores, eu acordei bem nervosa com isso, o jogo foi fora então o jeito era esperar em casa até dar o horário, estava sozinha então resolvi brincar com comida (mas do jeito bom!), olhei o que tinha na geladeira e fui pro fogão botar a mão na massa, nunca tinha feito essa receita, que é super fácil, e ficou MUITO bom!

Batata Recheada de Presunto

A melhor parte dessa receita é que você pode rechear com o que tiver em sua geladeira, ao seu gosto, eu peguei um pouco de tudo que tinha e ficou muito bom! Vou colocar a receita com os ingredientes que usei, mas fiquem livres para rechear com o que preferir, ou o que tiver disponível em casa.

Ingredientes:
- 1 batata grande
- Presunto picado
- Requeijão
- Muçarela ralada ou picada
- Azeitonas sem caroço
- Tomate sem sementes
- Brócolis picado
- Sal e temperos a gosto
A quantidade vai variar com o tamanho da batata, mas para cada batata recheada, reserve um pouco de cada ingrediente.

Modo de preparo:
A batata recheada é feita com casca para que ela não desmonte, fora que a casca faz muito bem pra saúde, mas se você não gosta, pode retirar, mas tenha cuidado na hora de abrir a batata.
Primeiro vamos cozinhar a batata, com um garfo, faça alguns furos, coloque em uma panela com água e deixe ferver. O tempo varia de acordo com o tamanho com a batata. Para saber se está no ponto, fure ela com o garfo, se ele entrar com facilidade e você sentir que está macia, já pode tirar. O ponto ideal é a batata mais durinha, porém cozida, cuidado pra não cozinhar demais e ela desfazer.
Coloque a batata em um recipiente reto, cuidado que ela vai estar muito quente, então utilize um pano para segura-la. Faça um corte de cruz na parte de cima, depois faça um círculo e retire o meio, quanto mais você tirar, mais recheio vai ter.
ATENÇÃO! Se você abriu a batata e ela ainda estava um pouco crua no meio, não tem problema, retire essa parte. Se não quiser tirar tudo, não tem problema, pois a batata voltará para o forno e terminará de assar.
Tempere a batata com um pouco de sal. Em seguida, vamos rechear, coloque requeijão em toda parte aberta do buraco, depois vai acrescentando o seu recheio. Alterne em camadas cada ingrediente e fique atenta em colocar em todos os espaços, cuidado para não quebrar a batata. Por cima, finalize com a muçarela e ervas.
Coloque um papel alumínio em um tabuleiro, coloque a batata e leve ao forno. Deixe assar até o queijo derreter e dourar. A batata pode ser servida com acompanhamento ou sozinha.

Essa é uma receitinha muito fácil e prática. Você pode fazer a unidade ou para a turma toda. E fica uma delícia! 

Espero que da nova coluna, em breve novas receitinhas!

7 comentários:

  1. NHam nham!!!
    Receita simples e gostosa! Adoro batatas e adorei a dica!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  2. Claris, eu amo batata recheada, eu estou com água na boca vendo a sua!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Gostei da receita Claris. Amo batata de tudo quanto é jeito e com certeza irei curtir experimentar ela recheada com presunto. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Humm.. bom demais hein..
    Anotei a receita!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei sua nova coluna e achei super prática a receita rsrs.
    Tambem aprendi bastante coisas com o Sr.Google ele é o nosso facilitador hoje em dia.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Claris! Eu tinha visto a foto lá no Insta e estava doida para conferir a receita. Gente! É muito fácil e parece ser delicioso. Dica anotada, pode trazer mais receitas sempre que quiser.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, que coisa mais deliciosa! Fiquei até com água na boca, vou ter que experimentar essa receita :o Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir