22 março 2016

Resenha: Mary Poppins



Mary Poppins
P. L. Travers
Tradução: Joca Reiners Terron
Editora: Cosac Naify

“A história se passa em Londres, na Rua das Cerejeiras. A família Banks procura desesperadamente uma babá para seus filhos Michael, Jane e os gêmeos John e Bárbara, que são temperamentais e teimosos. Eis então que os ventos do Leste sopram e Mary Poppins chega para pôr ordem na bagunça, com seu jeitinho especial.”



Li o livro nas férias e estava ansiosa para postar a resenha, mas como nunca tinha assistido o filme (pois é!), resolvi que seria mais interessante fazer a resenha depois de conhecer também a obra cinematográfica.

A história se passa em uma Londres antiga, em uma pequena e velha casa precisando de uma mão de tinta na rua Cherry Tree Lane, número 17, onde moram sr. Banks, sra. Banks, os filhos Michael, Jane e os gêmeos John e Bárbara. O sr. Banks propôs para sra. Banks que eles poderiam ter uma casa boa e confortável ou poderiam ter quatro filhos, pois os dois não poderia sustentar, e depois de muito pensar, sra. Banks escolheu viver com seus filhos na antiga casa. 

Sr. e sra. Banks estavam à procura de uma nova babá para cuidar das crianças, até que o Vento Leste leva Mary Poppins a casa dos Banks. Mary é uma mulher especial, uma verdadeira exceção, que cresceu mas não perdeu a sua mágica, é também uma mulher de personalidade forte e que não gosta de ser contrariada. Em sua bolsa, Mary carrega tudo o que precisa, de lá ela consegue tirar os mais variados objetos e as mais variadas histórias, e isso deixa as crianças curiosas com sua pessoa. 

Enquanto o sr. Banks trabalha e a sra. Banks frequenta eventos sociais, a babá leva as crianças para diversas aventuras, que inclui fazer um passeio por dentro de uma pintura, rir tanto a ponto de ir parar no teto de uma casa e tomar chá lá mesmo, ajudar um cachorro mimado que queria um amigo, descobrir o que acontece dentro de um zoológico à noite, entre outras. A cada nova aventura, Michael e Jane se encantam mais com a nova babá e aprendem a lidar com seu jeito, até que os ventos mudam.

O livro é dividido em doze capítulos que são apresentados como contos dentro da história, cada conto é uma nova aventura. O livro é para o público infantil, mas que pode ser lido por todos, já que a autora traz a importância da educação, onde uma babá que possui mágica em sua vida e traz sonhos para as crianças que não eram tão notadas pelos pais, consegue impor respeito, dando lições, e permitindo que as crianças aprendam novas coisas a cada dia. 


O trabalho gráfico feito pela editora ficou maravilhoso, com um aspecto visual encantador. Mary Poppins, que anda sempre com seu guarda-chuva-papagaio, tem um interesse especial em moda e sempre sai de casa impecável, combinando com seu estilo, o livro conta com ilustrações do estilista Ronaldo Fraga, que são verdadeiros croquis de moda bordados à mão em tecido, e fotografados para integrar a edição. A versão deluxe traz o livro dentro de uma bolsa. Além disso, o livro conta com uma diagramação impecável e a encadernação brochura com a cola e costura à vista.


Mary Poppins foi adaptado para os cinemas pela Disney em 1964, no filme temos uma Mary mais simpática, além de uma mistura das histórias vividas no livro e novas aventuras criadas para o cinema. O filme é diferente do livro, mas traz a essência, e é um verdadeiro clássico. Vale a pena ver o musical, principalmente pelos efeitos visuais da época, encantador!

Livro no skoob: Mary Poppins
Nota:
 

7 comentários:

  1. Oi, Claris!
    Acredita que eu também nunca li e nem vi Mary Poppins?
    O livro é bem diferente do que imaginei. Só pela capa percebe-se que a edição deve ser linda.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Olá Claris,

    O livro nunca li apenas assisti o filme que por sinal é ótimo! :) Adorei a dica do livro.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. OI Claris!
    Olha só o Plasticodelic de cara nova - e linda!
    Nunca mais passei por aqui e adorei a novidade.
    Nunca li esse livro, mas tem uma edição maravilhosa mesmo. Não quero viver a vida sem saber o que é ler Mary POppins.

    Bjux.
    Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2016/03/o-gigante-enterrado-kazuo-ishiguro.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, Claris!

    Adoro Mary Poppins. Li há muito tempo e, ao ler sua resenha, fiquei com saudades da história. Apesar de diferente, o filme também é bem legal; aliás, você já assistiu ao filme que conta o processo de filmagem e produção de Mary Poppins? É ótimo e nos mostra o quanto a autora interferiu no filme.
    Sua edição é linda! Quero para ontem, rs. Capa e diagramação impecáveis.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tema tenho essa versão!
    É a coisa mais linda do mundo, estou louca pra ler e ver as diferenças entre o filme e livro :)

    Um beijo,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Cla,
    Que livro lindo meu Deus!!! Simplesmente NECESSITO pra ontem!

    garotoliterariio.blogspot.com

    ResponderExcluir