16 abril 2016

Bienal do Livro de Minas Gerais 2016


 
E está rolando mais uma Bienal em BH e claro que fui conferir, confesso que estou muito feliz pelo evento pois participei das últimas edições e pude acompanhar como a cada ano a Bienal aqui tem crescido. O foco continua nas crianças, livros de todas as formas e preços direcionadas a elas, mas finalmente estamos recebendo estandes das editoras (nem todas que tanto gostamos, infelizmente) com atrações e divulgações, e não somente estande de lojas como antes.

A Bienal do Livro tem como foco incentivar a leitura e todos os anos as escolas da cidade fazem excursões para ir no evento, crianças de todas as idades reunidas para comprar livros, mas o que era pra ser um incentivo acaba virando bagunça, eu tenho pavor só de lembrar a zona que vira a Bienal dia de semana. Na sexta-feira, dia de abertura, muitas escolas marcaram presença, crianças de todas as idades, muitas estavam lá só para brincar, outros para paquerar (sim, ouvi meninos falando que estavam lá para ver as novinhas) e poucas porque realmente gostam de ler e procuravam livros de seu interesse. Acaba sendo frustrante para quem vai até a Bienal com um objetivo, aquilo vira uma zona de guerra!


Cheguei cedo e consegui o ingresso para o bate-papo com a Paula Pimenta, Babi Dewett, Bruna Vieira e Thalita Rebouças, mas infelizmente não consegui ingresso para a sessão de autógrafos. O bate-papo tinha hora marcada às 16h e iria até 16h40, o apresentador atrasou meia hora para chegar e o bate-papo teve duração de 10 minutos, foi frustrante isso, passei a tarde toda esperando e foi tudo muito rápido. O auditório estava lotado, todo mundo gritando e muitas pessoas mostrando que não tinha educação nenhuma para participar de um evento desse nível, um professor que estava na fila na minha frente fez os alunos que estavam com ele subir na cadeira assim como as outras pessoas, mesmo com a organização pedindo para todo mundo sentar. Me senti perdida no meio de uma zona, sério, fiquei muito triste por tudo isso, mas as meninas foram muito simpáticas, contaram as novidades, dançaram, cantaram e foi bem divertido, apesar de alguns acontecimentos. 


Outra parte boa é que consegui comprar três livros que sempre tive vontade de ler a um preço muito bom, paguei R$10 em Lola e o Garoto da Casa ao Lado, Olho por Olho e Belleville, cada. 

Meus planos é voltar na Bienal amanhã e no próximo sábado, e se der tudo certo vou fazer o post dos outros dias que participei também. Espero ter mais sorte e menos cansaço nos próximos dias. 

E você? Já participou da Bienal aqui em BH?

8 comentários:

  1. Adoro bienal! Vai ter uma aqui esse ano e já estou planejando ir. Adoro os estandes de livros baratos, dá pra achar coisa boa lá se vc tiver paciência pra procurar hahaha

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhh, deve ter sido tão legalllllll *____*
    Tô louca pra Bienal de SP, estarei lá como autora ahahahaha!


    beeijão *_*
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Claris, tudo bem?
    Poxa, que bacana! Bienais devem ser incríveis!
    Aqui em Porto Alegre temos a Feira do Livro, super tradicional e muito bacana. =)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Parece ter sido ótima! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não moro em BH, mas aqui em Fortaleza sempre quando tem estou indo! Adoro! É uma pena que infelizmente esses eventos acabam virando uma bagunça e sendo bem desorganizados! =X

    Ps: Primeira vez aqui no seu blog e adorei ele, super lindo! Já estou seguindo! Conto com a sua visita! E espero que goste! :)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com


    ResponderExcluir
  6. Oi Claris! Eu adoro Bienal, acho legal ter em outros estados além de SP e RJ, por mim teria aqui todos os anos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Ah vc deu sorte em encontrar livros baratos, hein? Vi dois stands com bons preços mas parecia um formigueiro, acabei nem entrando pra ver o que tinha... Uma pena!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir