10 maio 2016

Resenha: Garota, Interrompida


Garota, Interrompida
Susanna Kaysen
Editora: Única
Tradução: Márcia Serra
"Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas."

Nunca tinha assistido o filme, nunca tinha lido o livro, sempre tive curiosidade sobre a história. Garota, Interrompida é um livro muito diferente de tudo que eu já li, a escritora Susanna Kaysen relata sua história em capítulos alternados, contando de forma crua as experiências vividas dentro de um hospital psiquiátrico.

Susanna, aos dezoito anos, vive uma vida caótica presa em seus problemas, com depressão e ideias suicidas. Após uma avaliação com um médico que durou mais de três horas, Susanna é levada ao Hospital McLean onde seria internada. 

A garota tem sua vida alterada por completo em um piscar de olhos, agora ela divide seu espaço com suas novas amigas, garotas que possuem seus próprios problemas, garotas com doenças variadas, comportamentos variados e históricos bem diferentes, garotas que também tiveram suas vidas interrompidas por uma loucura. 

A história não é contada seguindo uma linha, entre relatórios médicos, Susanna relata trechos de sua experiência, cada capítulo é um conto, cada conto tem uma ligação. No início fiquei meio confusa, mas depois que já tinha acostumado com os personagens, eu peguei o ritmo e li o livro de uma só vez. 

Esse é um livro que mexe muito com o leitor, nos faz pensar e refletir em como vivemos nossa vida. Será que tenho uma vida normal? Será que sou louca? Será que a pessoa próxima a mim tem algum problema? Se ela tiver, meu preconceito aceitaria isso? Eu tenho preconceito com pessoas que tem algum tipo de problema? Susanna nos mostra o que sente, nos mostra como é conviver com uma doença, nos mostra as fraquezas e conquistas, nos mostra muita coisa em poucas palavras. Achei o livro muito bom e interessante, achei válida a leitura e indico para quem tem algum interesse no assunto.

"AS PESSOAS ME PERGUNTAM: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil." 

Depois que acabei a leitura eu finalmente fui assistir o filme, que já estava na minha lista da Netflix a algum tempo. O filme foi inspirado no livro e cria uma narrativa diferente, eles colocaram toda a história em um plano (diferente do livro, que vai e volta) e isso deu certo, gostei muito do que foi criado a partir dos relatos da Susanna. 


Livro no Skoob:  Garota, Interrompida
Nota:


7 comentários:

  1. Nunca li esse livro nem vi o filme! Parece ser bom. Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Claris!
    Eu não sabia que tinha esse filme na Netflix. Vou atrás dele e do livor também.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oie Claris =)

    Confesso que apesar das resenhas positivas que leio desse livro ele nunca me chamou a atenção. Vou tentar assistir ao filme, já que ele está disponível na Netflix. Quem sabe se eu gostar dele, acabe me animando em ler o livro ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi Claris! Na época que o livro foi lançado cogitei ler,mas depois acabei deixando de lado. A sua resenha me fez saber mais sobre a história e aquele curiosidade voltou, acredito que seja uma leitura bem reflexiva.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi
    ainda não li o livro e nem vi o filme, fico curiosa para conferir a história e que bom que curtiu, a forma de narração não sei se me agradaria, mas que bom que gostou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não é um tipo de livro que eu goste de ler.
    Sou chegada mesmo em um bom romance.
    Mas, ainda assim, achei interessante a história e vou adicionar a minha lista no netflix também.
    Valeu a dica e parabéns e pela resenha.

    bjO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir