09 janeiro 2017

Resenha: O Lago das Sanguessugas


Agora que finalizei meu TCC e estou apenas aguardando ansiosa pelo lançamento de Desventuras em Série pela Netflix, vou aproveitar para ir resenhando o restante dos livros da série. 

O Lago das Sanguessugas
Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Tradução: Carlos Sussekind

"Este é o terceiro volume das desventuras vividas pelos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que está talvez seja a pior de todas. Com sua estranha franqueza, o autor Lemony Snicket, na contracapa deste livro, manda um recado a seus possíveis leitores, alertando que o mesmo não deve ser lido por ninguém que não tenha estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro. Ainda alerta que ele irá continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que ele sabe fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz de suportar esta história de horrores."

Esse é o terceiro livro da série, e está resenha 
pode conter spoilers dos primeiros livros!

Leia a resenha dos livros Mau Começo e Sala dos Répteis.


Devido à situações trágicas que aconteceram nos livros anteriores, Violet, Klaus e Sunny agora vão morar com Josephine Anwhistle em uma casa pequena, localizada na borda de um penhasco, sustentada por estacas de madeiras em cima do Lago Lacrimoso. 

Josephine é uma mulher de meia idade que ama gramática. Ela perdeu seu marido Belo, que foi devorado por sanguessugas durante um piquenique no lago, e depois disso, sua vida tomou um rumo muito diferente, a solidão e o trauma fizeram de Josephine uma mulher que possuí medo de tudo, inclusive das coisas mais banais como sofá, telefone, fogão e abacates.  
  
O Furacão Hermano está se aproximando e as crianças vão até o mercado com a tia Josephine comprar mantimentos para os dias da tempestade. No mercado as crianças encontram conde Olaf disfarçado de capitão Sham, usando uma perna de pau e tapa-olho onde escondia suas características mais marcantes. 

Mais uma vez conde Olaf consegue enganar a todos, menos a crianças. Violet, Klaus e Sunny tentam alertar sua nova tutora sobre o perigoso vilão disfarçado, mas ela não acredita, pois está encantada com o charme do capitão. Conde Olaf aproveita para colocar em prática mais um plano maligno visando roubar toda a fortuna dos irmãos Baudelaire, e assim, os irmãos se juntam mais uma vez para escapar de suas armadilhas.

Lemony Snicket é o investigador que narra a história dos irmãos Baudelaire, ele consegue passar para o leitor de forma divertida todos os acontecimentos infelizes da história. Frequentemente, ao longo dessa aventura, o mesmo explica diversos significados de palavras ou analogias que o leitor pode não conhecer, já que se trata de uma série de livros direcionada ao público infantil.

É uma leitura curta e rápida, um ótimo livro para passar o tempo que recomendo a todos. 



O longa-metragem Desventuras em Série, de origem estadunidense e alemão, foi lançado no Brasil no dia 21 de janeiro de 2005, e combina a história dos três primeiros livros: Mau Começo, A Sala dos Répteis e O Lago das Sanguessugas.

Livro no Skoob: O Lago das Sanguessugas
Nota:


A série produzida pela Netflix estreia dia 13 desse mês, estou super empolgada para assistir, e você?


12 comentários:

  1. Estou super ansiosa pela série haha
    E está chegando o GRANDE DIA *_*

    Quero muito esse box tbm <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Claris!
    Só li os dois primeiros, preciso terminar minha coleção. Apesar de voltados para o público infantil, é impossível não curtir a leitura, né?! Que irmãos azarados! E que vilão esse Olaf!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Eu nem tenho o que dizer dessa série que eu tanto amor. Já a li duas vezes e a nunca me caso, cada livro me traz sensações diferentes e vários segredos são revelados, fazendo muitas perguntas serem formadas. Espero que goste dos outros livros também!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Estreia amanhã já?? Ai meu deus! Sabe se vai estrear a temporada toda ou um episódio por semana? E parece que todos os livros da série são curtinhos, né? Mas ao mesmo tempo bem envolventes. Adorei a resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu ainda não li os livros, mas quero assistir a série que parece ser legal e uma história leve, que bom que gostou desse

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Claris! Nossa, como eu quero esse box! Quero ler todos os livros e estou ansiosa pela serie!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Claris!
    Eu adoro suas resenhas sobre essa série. Algum dia eu leio tudo hahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Olá, Claris.
    Vou assisti a série para ver se gosto hehe. Porque dos livros eu achei eles bem fracos na verdade e muito parecidos na verdade. Eu devia ter lido eles intercalando e não em seguida porque dai ficou parecendo que eram todos iguais, só mudava a situação de tristeza hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Claris! Eu estou lendo a série e já estou no quarto. Este foi o que menos curti, não que não tenha gostado, é que a tia é uma mulher tão complicada que não consegui gostar dela. E compensação cenário foi o que mais amei, adoraria visitar aquela casa e o lago.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esses livros, nunca terminei os três últimos(e fiquei sabendo que parece que um dos pais está vivo). quero acompanhar a série da netflix
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Claris! Tudo bem?

    Estou finalizando a série na Netflix, e gostei bastante da sua resenha. Já passei pelos episódios que mencionam esse livro, e gostei bastante. Embora seja um fã do filme lançado em 2005, ainda não tive a oportunidade de conhecer os livros, mas pretendo mudar isso brevemente.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir